segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Ganância e confusão na Umbanda


De repente eu to lendo noticias sobre Umbanda e vejo a seguinte noticia: "Culto no Centro Espírita Nossa Senhora da Glória: fiéis se preparam para ser atendidos por pais e mães de santo em busca de ajuda espiritual" e ainda mais nessa notícia o seguinte: "Seguidores da Umbanda e Candomblé pagam R$ 15 mil por trabalhos de santos No Brasil, as duas religiões reúnem 1,1 milhão de seguidores" (http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2014/01/29/internas_economia,410152/seguidores-da-umbanda-e-candomble-pagam-r-15-mil-por-trabalhos-de-santos.shtml?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter).

Bem, nunca vi tanto equivoco numa notícia só. Mas, vamos lá, argumentar um pouquinho. Em primeiro lugar, eu nunca vi culto de Umbanda em Centro Espírita! Seja lá onde isso exista, não passa de invencionice e sensacionalismo, pra tentar passar a 'brancura' das crenças europeias, pra tornar a Umbanda "mais aceita" num país onde o cristianismo dita as regras. Segundo, pais e mães de santo, atendem em terreiros ou templos de Umbanda ou Candomblé, não em centros espíritas. Terceiro, mesmo essas pesquisas míopes do IBGE, mostrarem que os praticantes de Espiritualismo e não propriamente Espiritismo, serem pouco mais de 1 milhão de seguidores, todos nós sabemos que a verdade é outra. Porém por preconceito e hipocrisia, mesmo muitos praticarem, frequentarem ou acreditarem nos cultos afro-brasileiros, eles nunca falarão aos pesquisadores, pois é mais  "bonitinho" se dizer cristão e por isso, mesmo quando se admitir ser espiritualista é mais fácil se dizer Espírita, pois é mais ligado ao cristianismo. 

E a noticia segue dizendo o seguinte: "Dar de graça o que de graça receber com humildade, caridade e fé. Esse é o lema da Umbanda, religião brasileira que mistura vários elementos do cristianismo, do espiritismo e de cultos africanos. Sem uma organização vertical rígida, como a que existe no catolicismo, na Umbanda cada terreiro é responsável por sua própria gestão administrativa e financeira. Os templos são mantidos pelos filhos de fé, como também são chamados os umbandistas, e pelos líderes religiosos, os pais e mães de santo."

Bem, em primeiro lugar sobre este trecho, ele não é da Umbanda e sim do meio kardecista. A Umbanda de verdade, mesmo pregando a caridade, tem bases e caminhos completamente diferentes do kardecismo, que alguns sensacionalistas, teimam em juntar, mesmo sendo completamente distintas. Na Umbanda há oráculos, consultas e trabalhos, que no kardecismo não há. Por falar nisso, vemos nesse centro citado na matéria, mais uma influência que é a do sincretismo, ou seja, o centro é Espirita, os atendentes são de Umbanda, mas, o nome é de um santo católico! Enfim, entenda uma bagunça dessas. Depois, querem achar ruim quando são criticados.

Mas, voltando aos trechos da matéria, vemos o ar de deboche e de critica carregada nesse parágrafo. Enfim, para as pessoas, médium tem que atender uma fila enorme de pessoas que só procuram quando estão ferradas, pra depois darem as costas e até falarem mal, mas, tudo teria que ser de graça. Como se médium não tivesse também seus compromissos, suas dívidas e seu tempo. Segundo essa gente, pastor e padre pode cobrar dízimo, mas, o consultor de Umbanda não pode cobrar consulta. Sendo que nas religiões cristãs, cobra-se até por batizado e casamento, que aliás, eu acho justo, pois se trata de cerimônia, mas, então porque na Umbanda não se pode cobrar por consultoria e serviços ritualísticos? Além do mais, essa história de dar de graça é uma invenção muito mais de Chico Xavier, que tinha sua filosofia pessoal, mas, que não quer dizer que todo espírita tenha que dedicar sua vida para trabalhar de graça pra ninguém.

Vamos a mais um trecho da reportagem que diz: "Cálculos conservadores mostram que, quando somadas as mensalidades pagas pelos fiéis, as doações feitas pelos seguidores, a arrecadação de fundos com eventos e as receitas do comércio e da fabricação de artigos usados nos cultos, o faturamento da Umbanda chega a pelo menos R$ 60 milhões por ano. No total, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 1,1 milhão de umbandistas no Brasil, o correspondente a 0,6% da população". 

Bem, volto novamente a contestar o número de umbandistas, adeptos do Candomblé e até mesmo de espíritas, pois tenho certeza que são muito mais. Em segundo lugar, como já disse, sou totalmente a favor da cobrança, pois consultoria e serviços magísticos são sim um serviço prestado, como faz qualquer fisioterapeuta, psicólogo ou qualquer agente de saúde complementar. Além disso, vemos que se a Umbanda arrecada isso mesmo, não chega a um milésimo do que arrecada a Igreja Católica no país, nem os evangélicos, onde vemos pastores com carrões cada vez mais caros, jatinhos e imóveis em condomínio de luxo. Mas, quero justificar uma coisa séria aqui, doa a quem doer, pois não devo nada a ninguém. Quero me referir a ganância. Assim como critico a ganância das seitas cristãs, também quero dizer que os gananciosos que fazem extorsões e manipulam as pessoas arrancando delas tudo que elas tem, muitas vezes levando muito mais problemas do que resolvendo-os, não passam de picaretas, de gananciosos e que não falam em nome dos orixás e sim de seu lado mais sombrio e avarento.

Como eu disse, eu sou totalmente a favor de se cobrar a consulta, pois o médium, o astrológo, o tarólogo ou o sacerdote que joga seu oráculo escolhido, não vive de vento e quem vai atrás de solução,  tem dívida e merece sim pagar pela ajuda. Mas, é bem diferente de cobrar o preço justo, de especulações, de atos gananciosos e mentirosos. O consultor pode muito bem, não mentir, falar se viu ou não a resposta e só cobrar o preço justo. Só que sabemos sim que tá cheio de picareta, tanto na Umbanda como no Candomblé, denegrindo o movimento, pois são pessoas que querem viver do suor do rosto de seu próximo e querem enriquecer com golpismos. E infelizmente, vemos que as federações que deveriam fiscalizar e corrigir isso pouco fazem.

Vamos lutar por uma Umbanda de verdade, que vem da coroa de Orunmilá e que serve aos orixás e não a ganância de meia dúzia de pessoas...

Axé e paz na alma de todos.

Carlinhos Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário