Iemanjá


Iemanjá é a senhora do mar, é o próprio mar divinizado, representa a beleza, a família, a maternidade e o amor. Suas funções mágicas vêm de épocas remotas, pois todas as civilizações antigas sempre endeusaram a mulher e seus atributos. ela é a mãe dos peixes, reverenciada pelos pescadores que a associam a Nsa dos Navegantes e fazem procissões de barcos em sua homenagem, sincretizada também a Nsa da Gloria festejada em 15 de agosto e a Nsa das Candeias ou da Candelária festejada em 2 de fevereiro, e também a Nsa de Aparecida. Mas a sua homenagem mais representativa da devoção do povo brasileiro a este Orixá ocorre em 31 de dezembro quando milhares de pessoas em todo litoral brasileiro, aproveitando a festa da passagem de ano a homenageiam com presentes que são lançados ao mar. Sua saudação é “Odoyá Iemanjá” ou “Marabô Doyá Iemanjá” ou mesmo “Odociabá Iemanjá”. Seu dia na semana é o sábado, na mitologia romana pode ser considerada correspondente a Venus, na grega a Afrodite. Seus elementos na natureza são a água do mar, o cristal e a prata, além da lua. Sua cor na Umbanda é o azul claro. No Tarô tem ligação com o Arcano XVII a Estrela, que indica um momento de esperança. Coincidentemente a estrela de cinco pontas aparece com muita freqüência nos pontos riscados por entidades que trabalham nessa linha.


O Físico e o Temperamento
As mulheres e os homens filhos de Iemanjá são na maioria das vezes de corpo delicado e belos, de traços finos, não são muito gordos nem altos, mas possuem beleza acentuada. Refletem limpeza e parecem sempre estar de roupa que acabou de ser passada. São caseiros e gostam de conforto.
Comportam-se gentilmente com todos, sabem perdoar e compreender os erros das pessoas com quem se relacionam. Com o cônjuge, com os filhos e os parentes cedem bastante, pois fazem de tudo para manter o ambiente familiar em paz.
Trabalham diligentemente, mas sem pressa, seguindo uma rotina diária constante. Seguem as tradições os padrões já fixados pela sociedade sem pensar em alterá-los. Suas ações são previsíveis, quem convive com esse filho sabe exatamente o que ele fará nesta ou naquela situação. Mas apesar disto é agradável estar em sua companhia, pois ele não tumultua as situações. Seu estado de ânimo é variável, suas oscilações são sutis, é preciso observar bem para ver como ocorrem a todo instante, na verdade ele muda tanto como a lua e as marés, só que procura manter um comportamento externo igual,quando consegue, para que os outros não oscilem junto com ele.
Esse filho consegue o que quer sem estardalhaço, não usa a força ou a violência para intimidar os outros. A fé, a generosidade e a simpatia são armas que usa para alcançar seus propósitos. São mais maternais com seus afetos do que sensuais. Quando se apaixonam usam o raciocínio e da reflexão para viver este momento equilibradamente. Sua sensibilidade artística é grande, quando não se envolve diretamente com o mundo das artes gostam de apreciá-las.
O amor ao lar e ao lugar de onde vem faz com que sempre volte de viagens saudosos e felizes.
A futilidade e a superficialidade das aparências são defeitos que quando ocorrem prejudicam sua vida financeira. Gostam de objetos caros e de pouca utilidade. Socialmente é muito admirado e sua companhia é afável e tranqüila, cortês com todos, tem amigos que conserva através dos anos. Não costuma abrir a boca para agredir nem para falar mal dos outros. É bom ouvinte e costuma dar conselhos equilibrados. quando chamado a resolver casos conflituosos normalmente tem decisões acertadas
O ciúme que o filho de Iemanjá tem de suas coisas é grande, mas não se manifesta agressivamente. A limpeza, o conforte e a segurança do lar são muito importantes, a mulher de iemanjá vive preocupada com a higiene da casa chegando a alguns casos ao fanatismo, já o homem precisa ter em sua casa um ambiente harmônico sem barulho ou bagunça. Para cativar um filho de iemanjá o primeiro caminho é elogiá-lo, eles gostam disto, pois são inseguros de suas qualidades. A aprovação e o apoio fazem com que eles se sintam estimulados.
Um dos seus defeitos é ter teoria de fraternalismo que ele mesmo não pratica, pois embora defenda um mundo onde todos se dão as mãos e trabalham por um objetivo comum, ele próprio é egoísta e preocupado demais com seus problemas pessoais.
Sua intuição acentuada aliada a dons mediúnicos pode ser fonte de desenvolvimento espiritual que conduzirá a iluminação. Muitas vezes sem perceber o que dizem conseguem prever fatos. mas também são impressionáveis e podem se assustar quando percebem sua mediunidade, nestes casos precisam de orientação segura e firme para se desenvolverem de forma sadia e correta, já que podem ser vítimas de charlatanismo.
Seus defeitos são a inconstância, a indecisão, o desanimo, a rabugice a intriga que devem ser combatidos com suas qualidades mais vibrantes como a amizade, a paz, a imparcialidade, a sociabilidade a diplomacia. Os filhos de Iemanjá gostam de viver no mundo da imaginação. Apreciam ficar sentados às vezes por horas deixando a mente divagar. Neste momento criam ilusões românticas idéias que satisfazem seus anseios profundos. Se conseguirem usar a imaginação como exercício de visualização que os conduza ao caminho do progresso pessoal conseguirão concretizar seus amores e sucesso profissional. Agora isto se tornará um problema se ele s começarem a se satisfazer apenas com os momentos em que divagam.


Amor e Casamento   
Os filhos de iemanjá são compreensivos, harmoniosos, pacientes, afetuosos e idealistas no amor. sua natureza ardente é controlada e a aparência nem sempre traduz o que vai no íntimo, a calma e o equilíbrio muitas vezes parece pouca paixão. A busca constante da harmonia define o tipo de relacionamento que o filho (a) de Iemanjá procura, mas quando encontra alguém que lhe parece perfeito ele costuma vacilar.
O sorriso de um filho ou filha de Iemanjá é sedutor, suas palavras cativam, sua doçura prende. Quando eles querem conquistar nada é feito de forma comum. Seus argumentos são usados com arte, seus truques são sutis e sua atração é natural. As lendas dizem que Iemanjá seduz os pescadores e os levam para o fundo do mar, seus filhos são praticamente irresistíveis e preocupados em agradar seus parceiros. Contudo falham em não perceber quais são as reais necessidades íntimas de seus parceiros, eles não tem o poder de análise dos filhos de outros Orixás, enganam-se quanto ao que é importante e tomam decisões erradas por falta e percepção.
Quando jovens seus filhos são namoradores, mas na se prendem por muito tempo, confundem amor com amizade emitas vezes levam um tempo enorme para conseguir dizer a alguém que se enganou em relação aos seus próprios sentimentos. os corações partidos que Iemanjá deixa pelo caminho são difíceis de consertar.
O filho de Iemanjá não é volúvel embora tenha interesse vivo por qualquer bela mulher, mas é comodista e uma vez tendo encontrado sua parceira será com facilidade mantido longe de tentações.
A filha de Iemanjá tem que se cuidar, pois é vítima de conquistadores mal intencionados, ela é confiante e ingênua na juventude e deixa-se iludir com facilidade. Mais tarde será ela que gostará de conquistar e fascinar os homens. Quando casa costuma ser fiel, mas convém ao seu marido procurar agradá-la constantemente, pois ela será alvo do desejo de outros homens, aos quais não incentivará de forma alguma.
O desejo de associação se deve a necessidade de ter alguém para compartilhar a vida, mas a escolha deve ser cuidadosa, pois a tendência a ceder de modo a manter a paz e a harmonia a qualquer custo pode acabar colocando o casamento em uma situação restritiva.


Trabalho e Dinheiro
As atividades onde o filho de Iemanjá poderá conseguir uma aplicação correta de seus talentos são a psicologia, a estética facial e corporal, as artes em geral, o trabalho com líquidos, as viagens. Em qualquer atividade esse filho(a) terá percepção que lhe permitirá introduzir novos métodos e proporcionar uma perspectiva renovadora ao trabalho , mas nas atividades descritas ele terá mais chance de sucesso.
Idealista se envolve em projetos futuristas. Felizmente tem aptidão para visualizar algo em que possa criar circunstancias ideais de realização. A aplicação prática torna suas concepções boa fonte de renda.
As qualidades criativas são o ponto de partida que este filho (a) precisa para se posicionar, nada que o faça seguir regras impostas irá lhe proporcionar satisfação profissional. Diplomático, uma posição que o obrigue estar constantemente tomando decisões rápidas irá cansá-lo, precisa de situação em que possa elaborar seus pensamentos com calma, o silêncio em que se coloca nesta hora é sinal de que está planejando. Ele precisa de tempo para chegar a uma decisão final que considere lógica e sensata, neste processo é comum pedir opinião a outras pessoas, mesmo as não envolvidas no assunto, pois levará em consideração os comentários antes de se decidir finalmente.
O trabalho em equipe agrada muito a esse filho (a), ele gosta de ver várias pessoas agindo por um objetivo comum. Isso o incentiva a produzir. Nesses momentos surgirão suas qualidades de liderança e seus dotes diplomáticos seu tato com as pessoas, seu juízo claro e sensato e sua capacidade de liderança o fazem subir naturalmente.
A mulher filha de Iemanjá que trabalha mantém sua graça e encanto, mas é firme e não se deixa iludir. Não é fácil obter vantagens com ela.
A fama da indecisão do filho de iemanjá é famosa, essa fama será descrita em vários arquétipos descritos por outros dirigentes, mas o filho (a) não costuma concordar com esta fama, afinal estará pesando os pró e os contras, e se você o (a) acha muito demorada o problema será só seu, pois quando ele (a) resolver agir será eficiente e decidido, conseguindo superar e muito seus concorrentes.
Os filhos de Iemanjá apreciam serem juízes das disputas que acontecem no trabalho. Os colegas e subordinados levam até ele (a) as reivindicações deixando com ele (a) a decisão do que fazer ou como fazer certos que ele (a) será muito hábil em conseguir vantagens para seus pares. Gosta de discutir, não impõe suas idéias, prefere argumentar nem que isto seja exaustivo e demorado
Saúde     
O filho de iemanjá tem boa saúde quando conseguem uma vida equilibrada. Tudo que eles fazem em excesso produz um resultado negativo em seu corpo e mente.
As pedras nos rins, as dores renais, os distúrbios no aparelho urinário, as verrugas, feridas, machucados, cicatrizes ou pancadas nas nádegas são as primeiras manifestações que seu corpo sofre quando desarmônico.
Os doces e as bebidas alcoólicas são responsáveis por seus problemas de obesidade, estomago pele, rins e bexiga. As dores de cabeça, as coceiras e os furúnculos refletem também estes excessos.
O peito e os pés são outros pontos sensíveis no filho de Iemanjá que podem sofrer resfriados fortes ou pneumonias, além de pancadas e ferimentos nestes lugares.
O repouso é o primeiro remédio que o filho de Iemanjá precisa para se restabelecer. A paz e a harmonia precisam retornar à vida dele (a), quando quer ter sua saúde de volta. Dormir muito refaz sua energia, música e cores suaves igualmente colaboram para reequilibrá-lo.
Se seu sangue vier a sofrer alterações por causa da má circulação ou outras disfunções, ele terá problemas na coluna vertebral ou hormonais. A coluna lombar e os quadris são os pontos mais atingidos. As supras renais costumam causar alguns distúrbios de saúde ao filho (a) de Iemanjá. 


O Homem de Iemanjá  
Ele é bondoso, delicado, justo, sedutor, imparcial, equilibrado, intuitivo, suave, mas também indeciso e rabugento, desanima por pouca coisa. Como quer ser aceito socialmente, é muito sensível ás opiniões que os outros tem sobre ele.
Não suporta a grosseria, a vulgaridade, a falta de refinamento.
Alguns homens de Iemanjá, quando jovens, têm problemas para enfrentar a realidade de um dia-a- dia duro e sem encanto. Com o tempo aprenderá a passar pelas obrigações diárias mais facilmente, encontrando em seus gostos pessoais um refúgio recuperador. 
Normalmente bonito fisicamente, tem presença marcante, intenso e ardente pode ser vítima de parceiros manipuladores tornando-se infeliz por não conseguir se libertar.
Sabe guardar segredos e gosta de receber confidencias, mas nem sempre sabe analisar o que ouve porque é deficiente na análise dos motivos que levaram as pessoas a se comportar desta ou aquela maneira, embora consiga aconselhar com propriedade devido a seu senso justo e equilibrado.


A Mulher de Yemanjá
Ela é a mais amorosa das mulheres, a mais delicada e feminina, vaidosa e sedutora, seus traços são suaves e finos, reservada procura não chamar atenção.
Desde jovem busca a independência, intelectual estudará para subir na vida. O trabalho é importante para ela, pois lhe proporcionará independência e bancará as despesas que terá com seus gostos pessoais. Seu atrativo está em sua aparente fragilidade, no seu parecer indefeso e na sua carência de cuidados e atenções. Admirada e muito cortejada quando moça, se confunde com sua dificuldade em dizer não. Profissional competente tem bom poder de análise e é boa para comandar uma equipe. Sensata e equilibrada com as finanças não consegue tomar decisões rápidas, ela precisa de tempo para se resolver, se forçada a fazê-lo sem a análise necessária, muda de idéia quando menos se espera.
Confidente guarda segredos como ninguém. Outra face de Yemanjá dota suas filhas de firmeza. Apesar de sua aparência delicada pode ser bastante teimosa quando se trata de exigir o que julga ser seu de direito.
A mãe de Yemanjá é excelente para os filhos menores, os protege de tudo, satisfaz suas necessidades, mimando ao extremo. A educação que lhes dá inclina-se a mais tradicional, cheias de proibições. Tempera com bastante amor sua severidade e é fácil reconhecer seus filhos, ele terá sempre as roupas limpas, o cabelo bem penteado de aparência notável. Quando crescem seus cuidados diminuem ela volta a se dedicar mais ao seu marido
Sua saúde pode ter problemas em áreas bem definidas, dores de cabeça, tensões pré menstruais, que as tornam irritadiças e choronas, acúmulo de água nas pernas e os rins podem ser outros pontos fracos.
Em cada filha de Yemanjá há um pouco de homem assim como em cada filho de Yemanjá há um pouquinho de mulher. Ambos são como as ondas do mar que às vezes ficam revoltas. Quando tudo passa o equilíbrio retorna trazendo a bonança da paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário